25. Feb. 2022
Estímulo ao audiovisual e Descentra Cultura MG são abordados em Cataguases

Sede do Polo Audiovisual da Zona da Mata recebeu a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e gestores municipais de Cultura e Turismo

Na cidade de Cataguases, sede do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), reuniram-se com representantes do setor nesta quarta-feira (23/2).

A Secretaria participou de um encontro regional de gestores, produtores e artistas ligados ao setor audiovisual de Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Viçosa, Visconde do rio Branco e Ubá.

“Cataguases tem importância fundamental para a cultura nacional, pois é precursora da modernidade do Brasil. Impossível não traçar um paralelo desta realidade com o audiovisual, sobretudo nesse momento pós-pandemia. Uma expressão artística e cultural capaz de agregar e congregar numa única linguagem todas as formas de arte. Expressão artística integradora e capaz de fomentar de forma potencializadora a economia criativa de uma região, mostrando Minas e a mineiridade para o Brasil”, ressaltou o secretário Leônidas Oliveira.

Vale destacar que o Governo de Minas, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), está pronto para apoiar as ações do Polo Audiovisual de Cataguases, que é referência para o estado, amplificando o alcance das produções e atuando com a promoção desse trabalho. Durante as reuniões, as cidades integrantes do Polo foram convidadas a participar da Minas Film Commission, que tem inscrições abertas até 28/2 para a primeira fase.

O secretário também lembra as ações mais recentes da Secult e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) para o audiovisual e reforça a importância desse setor para o desenvolvimento local: “Pela EMC, foram investidos R$ 312 milhões em digitalização de canais de TV da Rede Minas; lançamos o Programa Gerais+Minas, que já visitou 49 cidades mineiras e  prevê chegar a mais 250; foi lançada a nova grade de programação da TV pública; a parceria com o programa Digitaliza Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação; e a parceria com a TV Diversa, de Juiz Fora. O audiovisual é, dentro da Cultura, a cadeia produtiva que mais gera emprego e renda e movimenta a economia criativa, porque ele fomenta diferentes frentes como o turismo, o desenvolvimento local e dá visibilidade às paisagens naturais e culturais de uma região”, diz Oliveira.

A equipe da Secult conheceu também as obras do futuro Animaparque, centro de criação, formação e produção do polo. Além da equipe da pasta, que também contou com o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson Fonseca, e o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o encontro teve a presença do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, e a vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), Aryanne Ribeiro.

Descentra Cultura
Entre diversas pautas de interesse para a Zona da Mata e para Minas Gerais, teve destaque no encontro com gestores a discussão para mobilização em torno da aprovação do Projeto de Lei Descentra Cultura Minas Gerais (PL 2.976/2021), apresentado à Assembleia Legislativa do Estado pelo governo de Minas, por meio da Secult, em agosto de 2021.

O PL foi elaborado após extensas discussões com o Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) e outros órgãos do estado. Ele integra o Plano Descentra Cultura Minas Gerais, programa estruturante da Secult que inclui 30 projetos macros para serem desenvolvidos em todo o estado, visando à municipalização e descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros. O Projeto de Lei altera a Lei 22.944/2018, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual Cultura Viva.

O Plano busca municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da Cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura e estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado. Conheça mais detalhes do PL e do Plano Descentra cultura AQUI.